A bitcoin é um bom investimento? Análise da retração técnica da bitcoin desta semana

B2-iSH-O²

B2-iSH-O²

Published on 25 February at 19:00 PM

A retirada da rainha das moedas digitais, a bitcoin, nos últimos dias é uma notícia muito boa para os investidores. Eu acrescentaria que é uma boa altura para investir em bitcoin. Antes de nos debruçarmos sobre os porquês e os motivos dos eventos desta semana, podemos já tirar algumas conclusões.

Há duas lições a tirar deste episódio que mostram que a bitcoin amadureceu:

  • O marco de 45-50 000 dólares parece ter-se tornado o nível de resistência para esta criptomoeda. Para o comerciante ou investidor individual, isto é um sinal de que a bitcoin é muito mais forte hoje do que era há um ano.
  • A queda nas últimas 48 horas é certamente significativa em termos absolutos, mas em termos relativos (%), é apenas uma queda de 15% após aumentos constantes. Isto é muito diferente dos -32% em janeiro de 2021 ou dos -85% em 2017. Outro sinal de que esta criptomoeda é muito mais robusta.

Com este episódio, a bitcoin mostra que foi alcançado um novo patamar e que o próximo passo poderia ser, a curto prazo, um BTC de 100 000 dólares breve, arrastando outras criptomoedas como o Ethereum, Ripple, Bitcoincash, Dogecoin, etc., para trás.

A elevada volatilidade dos últimos dias não deve afugentar potenciais futuros investidores. São o resultado de uma capitalização total ainda menor da bitcoin. Os entusiastas do comércio sabem que isto significa subidas e descidas muito fortes. Como lembrete, com um valor acumulado (o equivalente a um limite de mercado) de mil milhões de dólares (ou 800 milhões de euros se utilizar um conversor dólar/euro), o rei das criptomoedas, a bitcoin, continua a ser um anão no jogo comercial global. De fato, é apenas 10% do valor do ouro e uma gota no oceano se tivermos em conta as trocas financeiras diárias das bolsas de valores do mundo.

Agora, olhemos para o contexto que tem ditado as últimas semanas.

Semanas marcadas por um aumento no preço do BTC: Nas últimas semanas, a ascensão da criptomoeda pareceu imparável. Em economia ou simplesmente no mundo do comércio, se este período de progresso constante for demasiado longo, é frequentemente o prenúncio de uma bolha especulativa que rebenta. É por isso que a correção desta semana é mais do que apenas uma boa notícia.

Como chegamos aqui? Este aumento é o resultado da correlação de vários fatores:

  • Influenciadores proeminentes como Elon Musk, Cathie Wood e Dan Ives, para citar apenas alguns, têm andado a delirar sobre a bitcoin e muitas outras criptomoedas. Isto tem tido o efeito de atrair novos compradores.

  • Grupos internacionais muito grandes, cotados na bolsa de valores, decidiram incluir a BTC, mas também, em menor medida, a Ethereum, Ripple ou AVVE nas suas reservas financeiras. Este é um sinal claro para os investidores e tem atraído outros atores importantes. Por exemplo, Tesla e Micro Strategy investiram alguns milhares de milhões em ativos digitais. Escusado será dizer que os bancos centrais não olham favoravelmente para estas manobras.
  • Finalmente, do outro lado do Atlântico, muitos investidores (indivíduos), através dos vários planos para apoiar a economia face ao Covid 19, receberam dinheiro do governo. Alguns constituíram reservas que preferiram investir ou nos mercados financeiros (daí o aumento da Nasdaq) ou em moedas virtuais. E isto tem tido um impacto visível. Como lembrete, os aforradores franceses favoreceram os depósitos no Livret A (que paga 0,5% por ano) enquanto muitos americanos obtiveram lucros enormes ao entrarem nos mercados.

Estes três fatores combinaram-se para aumentar a pressão para comprar ativos criptográficos.

Vendedores em lista de espera O fenômeno é bem conhecido: um aumento dos preços espalhados no tempo não encoraja os vendedores a venderem os seus bens. Por que vender hoje, se daqui a 10 dias, o preço de venda terá aumentado 10%? A menos que sejam forçados a seguir em frente, a maioria dos vendedores permanecerá em standby enquanto o aumento de preços continuar. Assim, estamos a assistir a uma queda no volume de transações.

A combinação de pressão do comprador e expectativa do vendedor poderia em teoria gerar uma espiral muito perigosa, a menos que algo acontecesse para parar estes mecanismos.

Elon Musk anuncia o fim da recreação com um único tweet.

Elon Musk, o chefe da Tesla (uma empresa cotada na bolsa), cuja exposição à bitcoin é substancial, antecipa o risco e os perigos de uma espiral em alta. No domingo, tudo o que ele tem de fazer é publicar uma mensagem breve na sua conta do Twitter para estabilizar a situação.

Ao afirmar que acreditava que o preço da bitcoin era demasiado elevado, restabeleceu quase instantaneamente o equilíbrio entre compradores e vendedores (menos compradores/mais vendedores).

Uma estabilização de cerca de 45 a 50 000 dólares. Um próximo nível a 100 000 dólares? Os altos e baixos dos últimos dias são um resultado normal de compradores e vendedores encontrarem um equilíbrio e não devem preocupar futuros investidores. Pelo contrário, o fato de a estrela das moedas digitais estar a estabilizar em 50 000 dólares mostra a sua maturidade. Para muitos analistas ou investidores, e eu partilho esta opinião, o próximo nível será de 100.000 dólares. Agora, quando é que isso vai acontecer? …. Talvez antes do final de 2021?

Em conclusão… Para os indecisos, aqueles que precisam de mais informação antes de investir em bitcoin, não é demasiado tarde para comprar. As perspectivas de retorno a médio e longo prazo são realmente atrativas e muito melhores do que qualquer produto financeiro oferecido pelos bancos tradicionais. Além disso, para o comerciante amador ou profissional, o comércio entre as várias criptomoedas poderia revelar-se um investimento atrativo.

Sinta-se à vontade para acompanhar a evolução dos bens digitais no blogue da Casadobtc.

Casadobtc é uma plataforma regulamentada de troca de criptomoeda. Aconselhamos indivíduos que desejem investir em bitcoin ou outras moedas virtuais. Além disso, os nossos peritos comerciais dão-lhe conselhos sobre como negociar entre moedas criptográficas a fim de gerar ganhos de capital.