Sensibilisation à la lutte contre les arnaques chez

Casadobtc

A Casadobtc está empenhada em práticas comerciais justas e transparentes. Fazemos o nosso melhor para conduzir os nossos negócios no quadro da legislação aplicável e em conformidade com o código de ética e melhores práticas. Acreditamos que todos os intervenientes no mercado da criptomoeda têm a responsabilidade de agir com prudência e contribuir para as boas práticas da indústria, a fim de promover a adopção e o crescimento futuro da criptomoeda, em conformidade com a nossa visão e missão. Ao oferecer os nossos serviços, consideramos sempre a oportunidade dos nossos serviços e a segurança dos nossos clientes.

A fim de gerir os riscos e reduzir os incidentes de fraude, bem como de permitir melhorias significativas na área da luta antifraude, criamos o Programa Interno de Prevenção da Fraude da Casadobtc, no qual implementamos constantemente várias medidas para proteger os nossos clientes e, acima de tudo, para os conscientizá-los sobre os diferentes tipos de fraude.

Mas por muito que tentemos, a verdadeira segurança depende da própria consciência e rigor do cliente. Por conseguinte, aconselhamos os nossos clientes a ler com muito cuidado as perguntas abaixo, que explicam por que e como implementamos estas medidas. Se foi vítima de fraude, (ou suspeita de ter sido um alvo) pedimos-lhe que nos contacte em [email protected]

Como fornecedor licenciado de serviços de bens virtuais com sede na Estônia, somos considerados uma instituição financeira. Somos supervisionados pela Unidade de Informação Financeira da Polícia Estoniana (FIU) e somos obrigados a cumprir os regulamentos relevantes em matéria de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo (AML-CFT). Em conformidade com a Lei Estoniana sobre a Prevenção do Branqueamento de Capitais e do Financiamento do Terrorismo, somos obrigados a implementar várias etapas através do recrutamento de novos clientes a fim de proporcionar um acompanhamento ativo e contínuo das transações.

Por esta razão, é-lhe exigido que apresente as suas credenciais após o registro e antes da sua primeira transação de moeda virtual. Para além dos requisitos legislativos, implementámos várias medidas de segurança adicionais, uma vez que notamos a necessidade de mais pontos de controle de segurança nos nossos esforços para detectar atividades fraudulentas. Para mais informações, por favor leia o nosso programa interno de prevenção da fraude.

Esta é também a razão pela qual, uma vez atingido o limite para a transação em questão, iremos perguntar-lhe sobre a origem dos seus fundos e podemos também verificar porque nos escolheu.

Compreendemos que as nossas perguntas podem ser vistas como um pouco irritantes ou mesmo intrusivas, especialmente se precisarmos de esclarecimento ou de mais provas, mas operamos de uma forma que cumpre plenamente os requisitos regulamentares e agimos com prudência para ajudar a desenvolver boas práticas industriais. No entanto, confia-nos o seu dinheiro. Por conseguinte, é do seu interesse saber que estamos a cumprir os regulamentos e que acreditamos sinceramente nas práticas comerciais éticas. Para mais informações sobre a devida diligência, por favor leia os nossos Termos de Utilização. Para além dos requisitos legislativos, implementamos medidas de segurança adicionais, uma vez que identificamos a necessidade de mais pontos de controle através dos quais tentamos detectar atividades fraudulentas. Para mais informações, consulte o nosso programa interno de prevenção da fraude.

Provavelmente perguntou-se por que somos tão exigentes e com quem fala ao telefone ou mesmo porque usa fones de ouvido quando apresenta as credenciais para o procedimento KYC. Talvez lhe tenhamos pedido para confirmar que está a comprar criptomoedas para si próprio e que não coopera com corretores ou consultores de investimento ou mesmo, talvez lhe tenhamos pedido para revelar o nome do corretor. Talvez tenha reparado que lhe perguntamos se alguém estava ligado ao seu computador através de uma aplicação remota (como AnyDesk) ou talvez (esperemos) que também tenha descoberto as nossas notificações e alertas de segurança sobre tentativas de fraude via SMS e e-mail, pois a nossa equipe nunca lhe telefonará. Implementamos todas estas medidas (e mais) porque queremos protegê-lo e aos seus bens de golpistas extremamente espertos que se fazem passar por corretores ou conselheiros financeiros, que poderiam prometer fazer-lhe uma fortuna num instante.

Em fevereiro de 2020, lançamos um programa interno de prevenção da fraude sob a liderança do nosso Gestor de Operações e Integridade. Com a implementação deste programa, começamos a recolher dados sobre cada caso de fraude identificado.

Com base nas provas, pusemos em prática medidas de segurança adicionais e começamos a controlar a sua eficácia. Temos ficado extremamente satisfeitos por ver uma diminuição dos casos de fraude, no entanto, uma vez que estão constantemente a surgir novos casos de fraude, é essencial que nos mantenhamos atentos a todos os novos tipos de fraude e que procuremos sempre novas soluções para manter os nossos clientes tão seguros quanto possível. Por conseguinte, pedimos-lhe que não seja perturbado pelos nossos procedimentos adicionais de segurança e proteção, pois a luta contra a fraude só pode ser bem sucedida se trabalharmos lado a lado. O nosso procedimento interno de avaliação de risco está em total conformidade com os regulamentos em vigor e foi enriquecido pela nossa experiência e conhecimentos, incluindo informações enviadas pelos nossos clientes relativamente a casos de fraude.

Por conseguinte, utilizamos as informações que recebemos com sabedoria e para um propósito mais amplo.

A sua cooperação e apoio são valiosos para nós. Se tiver quaisquer perguntas ou sugestões sobre proteção contra fraude ou medidas de sensibilização, por favor contacte-nos em [email protected]

Absolutamente não. A Casadobtc não coopera de forma alguma com corretores ou consultores de investimento e não oferecemos tais serviços. Qualquer pessoa que lhe diga que trabalhamos com eles (ou que eles trabalham para nós) ou que implique algo do gênero, deve ser levada muito a sério, pois pode considerar-se vítima de fraude. Não cooperamos com empresas ou indivíduos e nunca o faremos. Somos uma plataforma de troca como um serviço e estamos aqui para lhe facilitar ao máximo a compra de moeda digital. Mas não lhe prometemos mais nada, e especialmente não lhe prometemos nada no sentido de lucros “para além do limite”.

Além disso, NUNCA o iremos chamar. Se Jean, Michel ou Natalie da Casadobtc lhe telefonarem, é definitivamente um esquema. Por favor, leia o que fazer em tal caso na secção “O que fazer se pensa ter sido enganado”.

Eles têm de ganhar a sua confiança primeiro, por isso sugerimos que faça uma verificação minuciosa. Descobrir sobre a empresa, pedir informações, verificar os fundadores, incluindo as suas licenças, verificar também a gestão, pesquisá-los no Google, verificar registos públicos, ir a fóruns e fazer perguntas, etc… As transações digitais são tão reais como se fosse ao banco com uma certa pessoa e depois colocasse o seu dinheiro nas mãos dessa pessoa. Sabe quem é essa pessoa e o que ela fará com o seu dinheiro? Se não sabe, não lhe dê dinheiro. Precisa de saber onde estão os seus bens a todo o momento e precisa de estar no controle dos mesmos. Se não compreende o que são bens digitais ou como funcionam as transações para carteiras digitais, então não deixe que ninguém o faça por si. Estude até compreender, mas não deixe outra pessoa gerir o seu dinheiro. Use sempre a sua lógica. Lembre-se do exemplo do banco. No final do dia, não há receitas milagrosas para enriquecer em poucos dias, por isso não se deixe seduzir por tais promessas. Entristece-nos muito saber que as pessoas perderam todas as suas poupanças. Infelizmente, não há nada que possamos fazer quanto a isso. As transações para carteiras criptográficas são finais e irreversíveis. Portanto, tenha cuidado e não confie em histórias de pessoas que se tornam milionárias da noite para o dia.

Sugerimos vivamente que leia o artigo “Proteja os seus fundos, nunca confiando em consultores financeiros potencialmente fraudulentos”.

De modo algum, e isso não é de todo o que estamos a tentar insinuar. Há muitos corretores e consultores financeiros fiáveis e de confiança. Contudo, não sabemos com quem está a trabalhar, e como há tantos corretores fraudulentos no mercado, sentimos que é necessário aumentar a consciencialização sobre isto. Muitos corretores (licenciados) estão agradavelmente surpreendidos por estarmos a fazer um esforço para levar os nossos clientes a verificar as suas licenças. Compreendem a situação e estão satisfeitos por estarmos a encorajar os nossos clientes a verificá-los melhor. Os corretores que não têm nada a esconder revelarão com prazer toda a informação sobre si próprios. Além disso, não queremos que ninguém se sinta insultado com o nosso conhecimento dos nossos utilizadores em relação aos nossos corretores ou consultores financeiros. No entanto, só podemos confiar na informação que os nossos clientes nos dão. No final, é o cliente que decide com quem quer trabalhar. De fato, os nossos clientes são inteiramente responsáveis pelas transações que fazem. A Casadobtc não será de forma alguma responsabilizada pelas transações efectuadas pelo cliente. Para mais informações, consulte a seção “Quem é responsável pelas transações e possíveis prejuízos?

Pedimos-lhe informações sobre o corretor/consultor financeiro. Se não considerarmos que o corretor/assessor financeiro é de confiança ou se descobrirmos que está envolvido em fraude, não o aceitaremos como cliente. Na Casadobtc, a ética prevalece definitivamente sobre a rentabilidade, e deixaremos de lhe oferecer os nossos serviços se acreditarmos que está associado a transações suspeitas.

No entanto, mesmo que lhe ofereçamos os nossos serviços e autorizemos a transação, isto não significa que garantimos esta colaboração. Não podemos ser responsabilizados pela sua cooperação com o seu corretor/assessor financeiro ou qualquer outra terceira parte. Reservamo-nos o direito exclusivo de proibir os nossos clientes de utilizar os nossos serviços se acreditarmos que as nossas suspeitas de fraude são bem fundadas. Mesmo que devamos ignorar a sua cooperação com corretores suspeitos, não seremos responsabilizados a este respeito. Na nossa plataforma, é totalmente responsável pelas suas ações.

A Casadobtc não é responsável por nenhuma das ações e transações dos seus clientes. Todos os nossos esforços na prevenção da fraude são estritamente uma indicação da nossa boa vontade. Em circunstância alguma podemos ser responsabilizados pelas ações dos nossos clientes. Os nossos serviços baseiam-se numa plataforma de troca de autoatendimento que requer que o cliente inicie e valide cada transação. Não realizamos nem podemos realizar qualquer transação para si ou sem a sua ordem ou consentimento explícito. Não somos responsáveis por nenhuma das suas ações e, em particular, não somos responsáveis pelas suas transações de bens digitais. As transações de ativos digitais são irreversíveis e finais, por isso certifique-se de colocar o endereço correto e de saber para quem está a enviar esses ativos digitais. Cada uma das nossas medidas de segurança são apenas medidas bem-intencionadas, mas não representam uma obrigação da nossa parte, e mais importante, não nos responsabilizam de forma alguma, mesmo que não executemos algumas destas medidas.

 De fato, a implementação de medidas de segurança varia de acordo com a nossa avaliação interna de risco para certos tipos de clientes e nem todos os nossos controlos são implementados para cada cliente. Note que não o iremos compensar de forma alguma por quaisquer perdas em que incorra em resultado da sua cooperação com corretores ou consultores financeiros, etc. Como explicado, não podemos ser responsabilizados pelas suas ações. No entanto, estamos à sua disposição, e à da polícia, caso necessitemos de contactar as autoridades policiais.

Foi contactado por um corretor ou consultor financeiro prometendo-lhe lucros enormes e imediatos? Chamaram-no repetidamente e pareceram-lhe realmente amigáveis, querendo genuinamente que ficasse rico? Alguém da Casadobtc telefonou-lhe e pediu-lhe os detalhes da sua conta? Ou foi uma pessoa de apoio da Microsoft que lhe telefonou? Deram-lhe conselhos sobre qual bolsa de valores investir e foram muito úteis durante todo o seu registo? A empresa está sediada longe, numa ilha? Ou talvez não exista informação sobre a organização ou qualificações desta empresa, ou utilizam números de telefone diferentes ou aplicações de mensagens instantâneas tais como Viber ou WhatsApp? Talvez tenha encontrado muitos comentários alarmantes sobre este corretor na sua pesquisa do Google? Não se deve subestimar tudo isto.

Ofereceram-se para o ajudar a ligar o seu computador à distância e dizer-lhe o que deve fazer? Perguntaram sobre a sua conta bancária ou detalhes de e-mail? Será que o “avisaram” de que poderíamos perguntar-lhe se estava a trabalhar com corretores e sugerir-lhe que dissesse que não estava? Há tantos casos de atividade fraudulenta que só podemos enumerar alguns. No entanto, todos eles têm algumas coisas em comum, tais como promessas de ganhos rápidos e substanciais, acompanhadas de chamadas insistentes. Em geral, todos eles são incrivelmente amigáveis e amáveis, mesmo com um grande senso de humor. Em alguns casos, provocam em si um sentimento de insegurança através do seu comportamento passivo-agressivo: não quer ficar rico? Quer perder a oportunidade de se tornar milionário? Normalmente, a situação torna-se complicada no momento em que quer o seu dinheiro de volta, fechar a sua conta de corretagem… ou quando se apercebem que já não tem dinheiro.

Verificamos que os seguintes casos de fraude são aqueles com que deve ter um cuidado especial: quando o corretor lhe envia uma pequena quantia de dinheiro (por exemplo, 150 euros) para verificar se a transação funcionou. Depois disso, “mostra” que o sistema está a funcionar corretamente e que é necessário depositar mais dinheiro. Ou quando estes golpistas se ligam ao seu computador à distância e efetuam as transações eles próprios e você “apenas” precisa de confirmar esta transação por e-mail ou SMS. Os seus bens digitais são então imediatamente transferidos para um endereço de carteira digital externa. Se for a https://www.blockchain.com/, só poderá ver algumas transações ou o novo endereço da carteira. Uma vez que queira fechar a conta e recuperar o seu dinheiro, eles recusam e alegam que tem de pagar uma certa quantia de dinheiro para “desbloquear” a sua conta. Só então poderá obter os seus fundos ou algo semelhante. Em tais casos, por favor não transfira mais dinheiro para eles, mesmo que se tornem rudes ou agressivos. Nunca mais voltará a ver o seu dinheiro.

Se estiver familiarizado com as situações acima referidas, é muito provável que esteja a ser alvo de fraude. Por favor leia “O que fazer se pensa ter sido enganado” para decidir o que fazer a seguir. Independentemente do que decidir fazer a seguir, aconselhamo-lo vivamente a não lhes dar mais dinheiro ou bens digitais, por muito persuasivos que sejam.

Se detectar alguma destas circunstâncias suspeitas, aconselhamo-lo a recolher e proteger provas (e-mail, SMS, qualquer tipo de documentação relativa ao esquema, detalhes de chamadas telefônicas, etc.). Proteja imediatamente a sua conta Casadobtc, conta bancária, dados de login, e-mail, etc. e, se tiverem sido comprometidos, troque-os imediatamente. Não permita qualquer ligação remota ao seu computador. Aconselhamo-lo a comunicar imediatamente o incidente às autoridades competentes de aplicação da lei, uma vez que estas dispõem de meios suficientes para investigar mais e ordenar uma ação judicial, se necessário. Não recomendamos que informe os suspeitos de que chamou a polícia, pois eles podem simplesmente desaparecer. Além disso, não lhes fale das suas suspeitas para que a polícia possa contactá-los. Se os golpistas se aperceberem de que suspeitam deles, eles certamente desaparecerão. Quando comunicar o incidente às autoridades competentes, deverá descrevê-lo da forma mais clara e detalhada possível. Acima de tudo, não se envergonhe de ter caído na sua rede. Estes golpistas são peritos na sua área e sabem perfeitamente como ganhar a sua confiança e adquirir os seus bens de uma forma muito enganosa. Só quando os incidentes são comunicados às autoridades é que se pode dar início a um processo formal e tem a possibilidade de que os responsáveis sejam levados à justiça. Cooperamos ativamente com as agências de aplicação da lei e ajudamos nas investigações o melhor que podemos.