Você precisa de ajuda? Encontre uma seleção de artigos relacionados às perguntas frequentes sobre tributação abaixo

Introdução às moedas criptomoedas

O que são criptomoedas?

Uma criptomoeda é uma moeda digital descentralizada, que utiliza algoritmos criptográficos e um protocolo chamado blockchain para assegurar a fiabilidade e a rastreabilidade das transações. As moedas criptográficas são inteiramente virtuais, e podem ser armazenadas numa carteira digital protegida por um código secreto pertencente ao seu proprietário. As plataformas de troca são utilizadas para comprar e vender criptomoedas online. (Source: futura-sciences.com)

Como são concebidas as criptomoedas?

Um princípio geral: valor impulsionado pela escassez, como acontece com os metais preciosos. A maioria das criptomoedas são concebidas para criar uma quantidade conhecida e limitada de fichas. No caso da Bitcoin, espera-se que 21 milhões de fichas sejam geradas até 2140. Novas fichas são automaticamente atribuídas aos mineiros: estes são os nós da cadeia de bloqueio que confirmam blocos de transações através da resolução de algoritmos criptográficos. (Source: futura-sciences.com).

O que é Bitcoin?

O termo Bitcoin provém da contração de duas palavras em inglês: Bit e Coin. O primeiro refere-se a uma unidade binária de medida enquanto o segundo significa moeda. Bitcoin é a primeira moeda digital do mundo, criada em 2009 por Satoshi Nakamoto. É importante notar que os governos não têm qualquer controle sobre esta criptomoeda.

Em poucos anos, a Bitcoin tornou-se um meio de pagamento alternativo e atingiu agora o estatuto de porto seguro.

O que é a Blockchain?

Desenvolvida desde 2008, a Blockchain é uma tecnologia digital que permite armazenar e digitalizar a informação de forma segura. Esta tecnologia oferece elevados padrões de transparência e segurança, uma vez que funciona sem um organismo central de controle. Por extensão, uma blockchain é uma base de dados que contém o histórico de todas as trocas efetuadas entre os seus utilizadores desde a sua criação. Esta base de dados é segura e partilhada pelos seus vários utilizadores, sem intermediários, o que permite que todos possam verificar a validade da cadeia.

Mais concretamente, a blockchain permite que os seus utilizadores partilhem dados sem intermediários.

A Bitcoin é legal na União Europeia?

Não há proibição legal contra a utilização de Bitcoin na União Europeia. É por esta razão que os comerciantes e empresas aceitam pagamentos em Bitcoin.

Além disso, as criptomoedas são implicitamente reconhecidas por alguns países através da tributação. Por exemplo, em França, deve declarar a sua carteira de divisas criptográficas e quaisquer lucros realizados com moedas digitais às autoridades fiscais (ver Impostos).

É de notar que alguns países restringem as criptomoedas (por exemplo, China e Índia) ou as proíbem completamente (por exemplo, Arábia Saudita, Argélia).